Blog

Saiba como proteger seu pet quando ele está ofegante

20 de Março, 2025 Saiba como proteger seu pet quando ele está ofegante

Cachorros costumam ofegar constantemente após atividade física e em dias quentes. Porém, segundo especialistas, o motivo por trás de um cachorro ofegando pode estar relacionado à problemas de saúde.

Da mesma forma que acontece com os humanos, o ofegar pode ser considerado comum, principalmente após a atividade física ou em dias quentes.

Os cachorros costumam ofegar para controlar a temperatura corporal, ou quando ficam ansiosos.

Porém, segundo Lisiane Char, especialista em odontologia animal, existem casos em que os pets começam a ofegar sem motivo. Nesse caso, é preciso ficar atento à saúde do animal.

Cachorro ofegando: quais os possíveis problemas de saúde

Cachorros que ofegam mesmo parados, sem um motivo aparente, podem estar manifestando um sinal de alguma doença.

De acordo com a veterinária Antonella Chiaratti, entre elas, aparecem os problemas respiratórios, metabólicos, doenças infecciosas e até condições mais graves.

 - Asma;

 - Insuficiência cardíaca;

 - Pneumonia;

 - Anemia;

 - Febre;

 - Dor;

 - Hemorragias e etc.

Além desses problemas de saúde, a raça do cachorro também pode ser a causa de um cachorro ofegando.

Cães como pugs, em sua maioria, sofrem de problemas na anatomia do focinho, que é mais estreito do que o normal. Essa condição é conhecida como branquicefalia e pode dificultar a entrada e a saída do oxigênio.

Consulte um veterinário

Caso encontre seu cachorro ofegando “do nada”, é preciso levar o pet para uma consulta veterinária, para que ele receba o diagnóstico e tratamento adequado.


Fonte: ND Mais

Imagem: Canva